A Primavera está a chegar...

Daisypath Anniversary tickers

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

No Sobral da Abelheira, sem abelhas.

Este sábado andámos por terras de Sobral da Abelheira, aqui bem pertinho de Mafra.2009-01-24 Sobral da Abelheira

É uma terra simpática, situada num vale, lá bem no fundo, onde passa um rio, cujo nome ainda não descobri.

Foto327

Também andei à procura das origens deste nome, mas não consegui encontrar referências. Sei que existe a Quinta da Abelheira, mas abelhas, nem vê-las, nem às colmeias nem ao mel.

 MFR-sobralabelheira

Contudo, no brasão desta simpática freguesia, a abelha é o elemento central, acompanhado pelo morango (devido ao elevado cultivo de morango que se praticou nesta região nos anos 50), pela bolota e oliveira – ainda se viram algumas.

Foto325

Foi uma caminhada agradável, um belo passeio por esta zona rural que nesta altura do ano se encontra florida.

Foto328

Com as últimas chuvadas, parece que a Primavera quer despontar mais cedo.

Foto332

E aquelas florezinhas amarelas brindavam-nos com o seu sorriso (aquelas que quando éramos piquenos costumávamos sugar porque eram bastante ácidas, lembram-se?)

Foto330

Até o tojo (julgo que é assim que se chama) já se encontrava em flor.

Foto326

Apesar da chuvada que caiu ainda nessa manhã, o tempo esteve óptimo para caminhar e valeu a pena explorar este local, meio escondido, meio adormecido, quase que meio perdido no tempo.

Foto331

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Pelo Vale das Andorinhas, sem elas…

Foi no Sábado que houve uma valente caminhada numa zona rural, linda, linda, de tanto verde que ainda tem. Por montes (muitos) e vales andámos.

Vale de Andorinhas

Tockasubir e tockadescer e tockasubir outra vez!!!

Foto321

Foto322

E do topo dos montes avistávamos de um lado Sintra… Foto307

E do outro, lá no fundo a Serra do Socorro e mais ao fundo ainda, Montejunto…Foto310

Eu até gritei o típico “I can see my house from heeere!!!”Foto312

Sempre pelos chamados “caminhos de cabras” lá fomos atravessando ribeiros e riachos, comprovando o bom funcionamento do Goretex… ou não!Foto306

O dia estava bom, apesar das nuvens que cobriam o céu de algum cinzento. O sol de quando em vez sorria-nos, ou ria-se de nós… Sim, porque se no sábado estava bom, na véspera tinha chovido e passado um bocadinho já estávamos todos enlameados!!

Quem aproveita bem este tempinho são os fungos e cogumelos que apareciam por todo o lado “aos pontapés”, literalmente!!    Foto316

Vendo bem as coisas, estas caminhadas ao ar livre são um spa à maneira!! Depois da esfoliação dos arbustos e das silvas, Foto318levamos um tratamento à base de argila… da boa, não é daquelas coisas sintéticas!! Hehehe!!

Foto317

Mas uma coisa é garantida, o relaxamento e a boa disposição que estas caminhadas dão, valem tanto quanto um dia passado a “spazar”!!

E se no final alguém te oferecer flores…Foto323

Não, não é ”Impulse”!…

É simplesmente bom sinal… ;) Hehehehe!!!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Dia de Passeio…

Domingo foi dia de passeio…

Revisitei o Palácio de Queluz, onde já não ia desde os 8 aninhos… Lembro-me que nessa visita achei que aquele palácio era o sítio mais bonito que já alguma vez tinha visto. Um verdadeiro palácio de conto de fadas!

IMG_2675

E assim continua. Um pouco mais velhinho, é verdade, mas continua a ser um palácio de conto de fadas.

Tive pena realmente das senhoras que lá estão… um dia inteiro ao frio, de pé, paradas no mesmo sítio, simplesmente a vigiar… Sem partilhar os seus conhecimentos sobre o local, sem contar histórias… Limitam-se ali a estar, como se fizessem parte do espólio…

Vale a pena visitar o palácio, porque é realmente digno de se ver, pelas pinturas, pela arquitectura, pelos pormenores, pelo estilo…

IMG_2666

IMG_2667

IMG_2673

Mas lamento que nas pequenas descrições de cada uma das salas se limitem a colocar o nome e a descrição de algumas peças de mobiliário que lá estão expostas.

Acho que deviam tentar contar uma história que ali se tivesse passado… Tentar dar vida àquelas salas com pormenores históricos que ali tivessem ocorrido… Por exemplo a Sala de Música, quem terá lá tocado, que músicas, que tipo de ambiente se viveria lá…

Acabei por sair, praticamente como entrei… O palácio é bonito, mas pouco fiquei a saber sobre ele.

IMG_2677

Bom, mas este é um mal geral dos nossos palácios… A não ser que a visita seja guiada, são mais do mesmo… Lugares históricos, mas onde a história não está… Pelo menos para leigos como eu…

Enfim, para tirar o sabor da história, acabei por ir dar uma volta na costa de Cascais e Sintra, depois de me ter presenteado com o travesseirinho e a bela da queijadinha!!

O dia estava fabuloso e no Cabo da Roca soprava apenas uma pequena brisa, pelo que aproveitei para um pequeno passeio na falésia.

IMG_2681

IMG_2683 a 2685

Daí, pus-me a caminho até à Boca do Inferno, em Cascais.      IMG_2687 a 2690Mais um passeio pela marginal e estava na hora de regressar, IMG_2691 a 2694não sem antes aproveitar o fabuloso por-do-sol no mar, um verdadeiro privilégio português!

Rota dos Piratas

Foi nas falésias da costa entre Sesimbra e o Cabo Espichel que andámos pela Rota dos Piratas.

Por trilhos não marcados, um pouco adivinhados, com base num print do Google Earth, lá fomos andando… Em busca de uma gruta… A Lapa do Fumo, que ficava no cimo de um monte com vista para o mar e Espichel.

Foto359

Só que a dita gruta tinha sido encerrada… Para muita pena nossa, não vimos estalactites, nem estalagmites…

Contudo, o resto do passeio acabou por compensar…

Foto362

Descemos o monte e fomos apanhar parte do GR13, que atravessa a Europa, e no nosso caso mostrava-nos um pitoresco caminho, cravado na rocha, que descia a falésia até à Praia.

Foto365

Ali descansámos um pouco, a apanhar os raiozinhos de sol que brilhavam naquele mar de águas turquesas… Lindo.

Foto363

E depois foi hora de subir… Tockandar, que disso é que a gente gosta!!Foto366

A partir daí, andámos um pouco às voltas, saltámos mais uma praia, Foto364e mais outra, até que se decidiu voltar ao ponto de início.

Foi uma caminhada pequena, que valeu pelas paisagens e pela companhia, mas que deixou aquele sabor de “queria mais”… Fica para a próxima!!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

As férias…

Fomos de férias… Até Serpa, P1020274-1 piqcidade bem alentejana, com o seu ritmo próprio, onde tudo corre muuuuiiiiitoooo devagare!! As ruas belissimamente enfeitadas com luzes de Natal e um som ambiente que se traduzia em canções natalícias, harmoniosamente entoadas.P1020176

Ficámos na Zens Village, que de zen, só mesmo o nome, porque de resto… O site apresenta umas fotos muito giras… mas esquece-se de referir que aquilo é uma mera residencial com quartos temáticos e bastante pó à mistura.

Ah, e também tem “chambres”!!! Hehehe!!

E quanto a actividades, é só fogo de vista!! Porque só têm o mapa de Serpa;  e a pessoa que lá estava não sabia sequer qual a estória por trás do Zens Village, quanto mais aconselhar passeios ou algo no género…

Enfim. NÃO RECOMENDADO!!

Mas voltando às férias, participámos numa caminhada em Espanha, na Extremadura, mais concretamente em Salvaleón, debaixo de uma chuva gélida, que me deixou os dedinhos roxos (mesmo com luvas!!). Foi pena o S.Pedro não ter sido mais amigo, porque o local sem nevoeiro devia ser bem bonito. Era suposto ser a Rota dos Abutres, mas os passarocos estavam bem escondidos nos seus ninhos, que não se avistou nenhum!!!

Depois visitámos o Pulo do Lobo, cerca de 18km a sul de Serpa. Uma cascata natural, no rio Guadiana, com 16m de desnível.P1020221 piq

Tem este nome, porque em tempos idos era o local onde era possível os lobos atravessarem de um salto o Guadiana, provavelmente para irem ter com as lobinhas!! Hehehe!!!

O tempo continuava desgostoso… E nós, grutas com eles. Visitámos Aracena e a sua Gruta de Las Maravillas! E posso garantir que vale a pena. É menos “artificial” que as nossas, em Mira de Aire, com todos aqueles efeitos de luz e cor, mas prima pelas fabulosas estalactites e estalagmites, colunas e afins, que harmoniosamente se dispõem naquelas galerias.

Tem inclusive uma galeria que poderia ser chamada de Galeria da Reprodução, uma vez que as estalactites e estalagmites parecem falos que crescem da parede, do tecto e do chão. Ui, ui!! O guia bem avisou, “Por favor, não façam comparações com a Natureza!!!”

Surpreendeu pela positiva, especialmente pela simpatia destes espanhóis, que não se importaram de falar em portunhol connosco, nunca dizendo o tão famoso “No t’entiendo!!”

Foi bom, deu para descansar e para conhecer novos lugares. E ficar com vontade de regressar, para a próxima para uma caminhada em Aracena…

Bom Ano!!!

Acabaram-se as festas!!

Está na altura de começar um Novo Ano!

Um ano em grande!! Uma enorme página em branco, onde podemos escrever e desenhar tudo o que quisermos!!

Por isso que os desenhos, poesias e traços sejam fabulosos!!