Foi a recuperar de uma amigdalite que neste domingo resolvi juntar-me a um grupo de amigos caminheiros. Um grupo com novo nome, Novos Trilhos, mas os mesmos companheiros de caminhadas de sempre. :)
E hoje o dia era para caminharmos por Montemor, não o Velho, não o Novo, mas o simples Monte Maior, aqui mesmo às portas de Lisboa…
Saímos de A-dos-Cãos, sim que aqui não há cães, mas cãos, que fazem ãe-ãe!! Desculpem, mas não consegui resistir!!! :D
Mas tal como referia, foi de A-dos-Cãos que saímos, rolando pelo trilho e apreciando o ar fresco da manhã… Quando puxo pela máquina, para me fazer às fotos, noto que o cartão de memória tinha ficado em casa!! Lá tive de recorrer ao tm, pelo que as fotos desta vez não fazem jus à paisagem, mas foi o que se pôde arranjar!!
Caminhámos por bons trilhos, sobre montes verdes, sob céu azul, com vista para os outros montes em redor… Descobrimos arbustos que, já em flor, se preparavam para receber a Primavera, que este ano decidira chegar mais cedo…
Subimos e subimos ainda mais… Ou não fosse esta uma caminhada por montes, uns maiores que outros!! ;)
E nos caminhos rurais, pelos montes, fomos encontrando vaquinhas que nos observavam com ar de quem pensava “Huuuuuummmm… São doidos estes caminheiros… Então em vez de ficarem na cama, a ver televisão, vêm para aqui tirar-nos fotos!!! Hummmmmmm!!”
Mas nós passando por elas com jeitinho, lá continuámos a subir, por entre os arbustos floridos…
E como quem muito sobe, alguma vez terá que descer…
E com um perfil de elevação destes, esta é o que se poderá chamar de caminhada montanha-russa!!
Lá chegámos ao Monte Maior, onde, no alto dos 356m, o nosso guia FR, gritou alto e bom som: “Banana-Time”!!! Sem demora, lá nos abancámos, cada um na sua rocha, apreciando a paisagem e a merenda… As vistas deste local são absolutamente fenomenais…
Mas tínhamos de partir… Continuámos a caminhada, pelos campos verdes que observámos do cimo do monte, cruzando ribeiros e atravessando trilhos coloridos de amarelos pelos tojos em flor…
E lá fomos descendo até chegarmos ao ponto de onde conseguimos observar o Palácio do Correio-Mor.
Máquinas a postos, tockafotografar!!!
E esta foi mesmo a minha última foto!! O tm agora dizia que já não tinha mais memória!! Ora bolotas!!!
Ficaram por fotografar os pormenores da quinta e palácio do Correio-Mor, edifício construído em U, no séc.XVIII, provavelmente da autoria de António Canevari (um dos arquitectos do Convento de Mafra).
Ficou também por fotografar a magnânima subida ao Penedo do Gato!! Também daqui as vistas eram fabulosas…
Regressámos a A-dos-Cãos com os olhos cheios de verde e azul, de castanho e amarelo, afastando o cinzento que muitas vezes se acumula durante a semana!!
Foi uma grande caminhada!! E foi bom, muito bom, voltar a caminhar com velhos amigos, por novos trilhos…