Pois é... Agora arranjei um Wokinho... melhor dizendo é um Wokão!
Aquilo quase que me ocupa a placa toda... Tem um diâmetro superior aí de uns bons 45cm! Mas o diâmetro inferior é pequeno e dá para usar a placa de menor consumo!!! Económico!!!
Ontem decidimos experimentá-lo. E o resultado foi fabuloso!!!
Tal como é recomendado, primeiro passou-se por água morna e lavou-se com uma esponja. Depois de seco, aplicámos um pouquinho de óleo vegetal (sim, que o wokinho também é como nós... tem que ficar bem hidratadinho depois da banhoca - hihihi!)
Depois arranjámos os legumes, tudo cortado bem fininho, ou então ralado (no ralador mais grosso). Levou cebola, alho francês, pimentos (amarelo, laranja e vermelho), courgette, gengibre, couve lombarda, cogumelos e rebentinhos de soja.
Depois aquecemos o wok sem nada lá dentro... É que li algures que há um ditado chinês que diz "óleo frio em wok quente". Depois de o wok já largar algum calor (foi um instantinho!) salpiquei-o com umas gotinhas de água que logo evaporaram - é a dica para adicionar o óleo (também li algures!!)
Adicionei um pouquinho de óleo (basta só um pouquinho mesmo - tipo uma colher de sopa!)
Depois foi adicionar os legumes... e aí é agitar non-stop!!!
Primeiro convém adicionar os legumes que demoram mais tempo a cozinhar - tipo a couve, cebola e alho francês, depois a cenourinha e a courgette e mais prara o final os pimentinhos, os cogumelos e os rebentos de soja. Ah! e no final ainda juntei uma latinha de milho!!
Vai de mexer aquilo tudo e passados uns 5 minutos depois de se introduzirem os vegetais, já eles estão meio-cozinhados!!! Aí, coloquei um pouquinho de molho de soja, junto ao rebordo do wok, reguei tudo com limão e temperei com um pouquinho de sal e pimenta.
Tapei e baixei a temperatura, para os vegetais acabarem de cozinhar e transpirarem um pouco.
Entretanto cozemos umas massinhas al dente, que depois se adicionaram ao wok com um bom ramo de hortelã e umas folhinhas de alecrim.
Tapa-se o wok e desliga-se a placa. Passado um minutinho, foi só servir!
Fabuloso... o resultado, a textura, a cor e o sabor, então, nem vos conto!!!
Muito, mas mesmo muito bom!!!
Agora, mais um truque... o wok deve ser lavado logo após o cozinhado estar feito... É bem mais rápido... é só passar água morna e uma esponja com detergente não agressivo. Depois adiciona-se com um papel de cozinha um pouco de óleo para hidratar e tá pronto para a próxima utilização!
Sem comentários:
Enviar um comentário