A Primavera está a chegar...

Daisypath Anniversary tickers

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

S.Martinho

Aqui por esta zona fala-se que “em dia de S.Martinho, haja castanhas e muito vinho”!!

Lá por casa, castanhas houve, assadas! E surpresa das surpresas, estavam todas boas!!! Nem uma podre! Docinhas, com bastante erva-doce, estavam uma maravilha… Sobraram estas para a foto e entretanto já se foram!!

P1060329

Quanto ao vinho, foi doce… Entre a Angelica do Pico, o Moscatel Roxo de Setúbal, ou o Favaios do Norte e a tradicional Jeropiga, lá nos fomos aviando!!

Comemorando uma vez mais o S.Martinho, fui espreitar o que diz a net de tal santo. E descobri o seguinte:

Pelos vistos o Martinho seria um militar romano, nascido na Hungria no séc. IV que, num dia chuvoso e frio, ajudou um mendigo, cortando a sua capa em 2 e oferecendo-lhe metade da sua capa, para este se proteger das intempéries.

Diz a lenda que a partir desse momento o sol abriu e o tempo aqueceu, permitindo ao Martinho fazer o resto da viagem em melhores condições. Ora vem daqui o célebre “Verão de São Martinho”!!

Também diz a lenda, que após um sonho, o Martinho encontrou a capa intacta. Esta capa foi usada posteriormente como espólio de reis, que a chegavam a levar inclusive para as batalhas e sobre a qual eram feitos os juramentos de lealdade.

Depois do episódio da capa, o Martinho fez-se baptizar e posteriormente abandonou o exército, dedicando-se à fé e empreendeu viagem até à cidade francesa de Tours, onde largos anos mais tarde foi nomeado bispo.

Para quem queira saber mais sobre a história de S.Martinho, espreite aqui.

Agora qual a ligação entre o Martinho, o vinho, o magusto e as castanhas??

Procurando mais um pouco descobri que o dia que se festeja – 11-Novembro, terá sido o dia em que o Martinho faleceu. Provavelmente adaptando uma festa pagã em que se celebrava o final das colheitas e a prova do vinho novo.

É que naquela altura o cristianismo era uma religião recentemente adoptada no início do séc. IV pelo Imperador Constantino e estava algo em voga adaptarem-se celebrações ancestrais (pagãs) à nova religião, como forma de melhor converter novos fiéis. Já que o Martinho faleceu numa altura que coincidia com a prova do novo vinho, aproveitou-se a data e o santo!! ;)

Bom, ligação com o vinho fica mais ou menos explicada, mas e as castanhas?

É que nessa altura ainda a batata não tinha sido introduzida na Europa e a castanha era um mantimento básico, logo fará algum sentido festejar a altura em que a castanha começa a brotar dos seus ouriços. Se a isso se juntar a altura em que o vinho está pronto a ser provado, melhor ainda, faz-se uma festa!!

E a questão do Magusto?

Bom, isso de se fazerem grandes fogueiras (magnus ustus = magusto) tem, quanto a mim, uma alusão pagã… Muito provavelmente terá algo a ver com festas dionisianas, em que o pão e o vinho eram celebrados. Contudo estas festas seriam celebradas mais em Dezembro…

Hum… Acho que a minha imaginação já está a ver coisas…

Será da jeropiga?? Hehehe!!

Sem comentários: