Sábado foi dia de uma caminhada diferente...
Foi dia de Raid ao Concelho de Mafra, um percurso de 40km, devidamente sinalizado, em que cada caminheiro segue o seu próprio ritmo até chegar ao final.
E uma pequena "amostra" dos Amigos do Trilho estiveram lá presentes, mostrando como é caminhar em grupo, neste grupo fantástico a que orgulhosamente pertencemos!!
Depois do encontro inicial e do briefing da organização, lá nos fizemos ao caminho, rumo à Tapada de Mafra.
A manhã estava agradável e ainda conseguíamos sentir os cheiros de orvalho nas plantas da Tapada.
Rapidamente deixamos o Convento de Mafra para trás, enquanto continuamos a avançar Tapada a dentro…
Ao longe, avistamos a Serra de Sintra, que recorta a paisagem, fazendo lembrar o dorso de um dragão ali adormecido
Passando por zonas de bela vegetação, chegamos ao 1º abastecimento, perto da Murgeira.
11km já cá moram. Agora é tempo de reagrupar e despedir de quem fica por aqui. Quanto aos restantes… Tockandar, que já só faltam 3/4 desta epopeia!!
E com boa disposição, lá vamos soltando o passo (e a língua também – a conversa foi tanta e tão boa, que quase não tirei fotos nesta etapa!!)
Mais a meio desta etapa encontramos esta bomba de água manual… E enquanto uns se divertem a “dar à roda”, outros aproveitam para se refrescar…
Mais uns km e lá chegámos ao 2º abastecimento, na Srª do Ó, onde almoçamos e aproveitamos para por os pezinhos ao léu!!! Note-se que o spray não é para afastar o cheiro, mas sim para refrescar os pezinhos!!
De pezinhos refrescados, tockandar, que mais de meio percurso já cá canta!!
Cruzamos o Rio Lizandro e entramos na etapa mais bonita do raid.
Caminhamos por entre pinhais, rumo ao litoral…
Passamos pela Foz do Lizandro e continuamos, junto ao litoral, com aroma de mar, rumo a S.Julião…
Aí, viramos para o interior, rumo à Baleia e ao 3º abastecimento.
Mais uma paragem para avaliar o estado dos pezinhos. Tudo o resto está em ordem, mas o RR está a fazer umas bolhas muito chatas… Toda a malta ajuda: ele é cremes, pomadinhas, sprays, pensos e ligaduras… E muito miminho, tá claro!!
Com este apoio todo, só resta por pés (e bolhas) ao caminho… Tockandar… num outro ritmo e com uma cadência por vezes um pouco cómica… Mas o importante é prosseguir! Trouxemos também nesta última etapa mais uma caminheira, alemã, que connosco apanhou boleia nestes últimos 8km que faltavam até à “Meta”.
Numa cadência mais lenta, mas sempre em grupo, aproveitamos para apreciar a paisagem rural e “cheirar as flores”, neste caso umas orquídeas selvagens lindas, que se fizeram à foto.
E eis, senão quando, aparece lá de baixo um senhor, carregando uma enorme couve…
Tá claro que houve logo quem quisesse tomar o peso à dita!!! Que belo cozidinho que esta couve iria fazer… E a malta cheia de larica…
Nesta fase, já se falava em comidinha… “Amêijoa à Bulhão Pato”, pediam uns, “Mariscada e Panaché!” pediam outros… E uns passos mais adiante, ao entrarmos em ambiente mais urbano, começou-nos a cheirar, não a comida, mas ao final desta epopeia…
Chegámos a Mafra!!! E uns metros mais à frente, eis a tão desejada meta!!
Tirada a foto de grupo, com a devida homenagem aos “lesionados”, lá fizemos uns alongamentos à pressa, para rumarmos a Ribamar e ao desejado petisco!!
E assim, já saciados, brindámos, com a devida pompa e circunstância, à boa companhia, amizade e camaradagem, com que se fez este Raid de Mafra.
Tockandar!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário