Sabem aqueles dias em que até nem se combinou nenhuma caminhada? O dia está cinzento, a previsão é de chuva, então acha-se que não vale a pena ir para a rua apanhar molha… Contudo, depois acorda-se… E uma inexplicável vontade de caminhar apela-nos aos sentidos… E tockandar!!!
Sabia que havia uma caminhada na Praia de S.Lourenço… Um Passeio de São Martinho, organizado pelos Trilhos da Lobagueira… E lá me preparei para a chuva… Ao chegar, contudo, o horizonte estava limpo… Havia algumas nuvens, mas nada de alarmante…
À hora prevista, a ordem foi dada e começámos a caminhar… Depois de uma valente subidinha (para aquecer) fomos avançando pela freguesia de Stº Isidoro a dentro…
Passámos pelos moinhos de vento… Alguns com as suas versões antigas bem perto, mostrando que esta era uma zona de moleiros
Ao fim de 1h de caminhada os trilhos conduzem-nos, por entre a vegetação, até ao abastecimento…
E um belo abastecimento, devo dizer!! E é ver a malta a abeirar-se das mesinhas aqui estrategicamente montadas, com pastelinhos de nata e broas saloias!!! Só se ouve mastigar, porque os sorrisos não emitem som!! ;)
De barriguita mais composta, é altura de dar corda às botinhas e fazermo-nos ao caminho…
O ritmo é poderoso e rapidamente chegamos ao mar… À Praia de Ribeira de Ilhas…
Fazemos parte do caminho, de olhos postos no mar… Impossível desviar o olhar de lá…
Descemos depois para a praia…
Neste “local claramente raro e confortável”…
Observamos do miradouro a praia ali aos nossos pés…
E uma vez lá, deixamos as nossas pegadas na areia…
Subimos depois o monte e avançamos pelo que alguém chamou de zona das lagoas…
E já só faltam 3,5km para o final…
E vamos seguindo por aqui, sempre com o mar a sussurrar bem perto, até regressarmos à Praia de São Lourenço, onde nos últimos 100m somos “abençoados” com o que foi o início de uma valente chuvada!!
E foi um prazer caminhar a bom ritmo… Fizemos os 12,5km do percurso em 2h, sem espinhas!! Que esta malta é mesmo para andar que cá está!!
E no final, lá fizemos um magusto, com o apoio do Bar da Praia de S.Lourenço, que foi albergando os caminheiros que, aos poucos, iam chegando e aqui se foram protegendo da chuva, enquanto comiam uma ou outra castanha assada, bem quentinhas e boas que elas estavam!!
Venham mais iniciativas assim e tockandar!!
Sem comentários:
Enviar um comentário