De regresso de Arouca, aproveitámos para passar por Santa Maria da Feira e conhecer o seu altaneiro castelo, com os seus magníficos torreões de conto de fadas…
Depois de lhe estudarmos a fachada,
Foi altura de lá entrarmos, avistando por entre as pequenas vigias a cidade de Santa Maria, lá em baixo…
Lá dentro, o castelo abria-nos os seus portões… Enviando-nos para outro tempo…
Um tempo em que nesta praça de armas e dentro destas cinzentas muralhas habitavam nobres… E faz-nos recuar até antes disso… Ao tempo dos romanos, em que neste local teria existido um castro… E já antes disso um templo lusitano em honra da divindade Bandeve-Lugo Tueræus.
Passando para o interior das suas paredes, encontramos uma maquete do castelo e é-nos contada a história do mesmo, através de um filme.
Passamos pela cisterna…
E subimos ao salão nobre no 1º andar…
E depois voltamos a subir até à Torre de Menagem…
De lá descemos, pelas escadas em caracol, iluminadas por pequenas vigias decoradas com cruzes…
No exterior observamos novamente o castelo
E alguns dos seus pormenores, como a Torre do Poço, ou estes buracos, situados por cima de uma das entradas, por onde seria atirado azeite bem quente, ou outro tipo de coisas para acertar no inimigo!!
Deixando para trás o castelo, visitamos a Capela da Srª da Encarnação, com a sua planta hexagonal, de cujo topo se debruçam algumas gárgulas, empunhando escudos com o que parecem ser brasões.
Em cada lado observam-se pequenos altares com imagens…
E uma dessas imagens é de Santiago peregrino, empunhando o seu bastão e chapéu com a vieira, com um ternurento anjinho a tratar-lhe de uma mazela no joelho… Achei esta imagem um verdadeiro mimo… E bem representativa do que são as pessoas que vão ajudando os peregrinos… ternurentos anjos.
Deixamos então Santa Maria da Feira e rumamos a sul, passando, antes do regresso a casa pela zona das Dunas de S.Jacinto, bem pertinho de Aveiro.
Chega-se até lá por uma belíssima estrada… De um lado as dunas… Do outro a ria de Aveiro…
E ao longe… à distância de alguns cliques e um bom zoom… Um bando de flamingos, que por ali passeiam, aproveitando o sol da tarde…
Termina assim a nossa incursão por terras de Arouca e arredores… Uma fabulosa estadia, com sabor de quero mais!! Dito isto, havemos de voltar certamente, quer à Serra da Freita, quer a Arouca, quer à Reserva Natural das dunas de São Jacinto…
Sem comentários:
Enviar um comentário