A Primavera está a chegar...

Daisypath Anniversary tickers

domingo, 30 de dezembro de 2012

Tockandar com os Caminheiros do Monte da Lua

Acedendo ao convite do amigo FC – companheiro de caminhadas, fui com os Caminheiros do Monte da Lua até ao litoral Sintrense, ali para os lados da Samarra, para os acompanhar na última caminhada do ano.

À batida das 9h lá nos encontrámos na Tojeira, junto ao chafariz. E depois de toda a gente chegar e dos votos de Boas Festas, tira-se a foto de grupo (não vá algum fugir pelo meio!!) e logo a seguir, tockandar!!!

A malta dá corda às botas e mete o pé no trilho, atrás do mentor deste grupo de caminheiros – LM que, em passada decidida, lá nos vai guiando pelos trilhos que reconhece mentalmente, sem ser necessário recorrer às novas tecnologias. Tiro-lhe o meu chapéu!! Ou seja, o meu gorro, que o chapéu ficou em casa!! ;)

P1190788 P1190789

Mais à frente, encontramos um dos primeiros obstáculos. Há que descer por uma ladeira e depois atravessar um ribeiro. Mas não há problema!! O espírito de entre-ajuda impera e “dá cá a mãozinha”, “mete o pezinho acoli”, “agora apoia-te aqui” e zuca!! Toda a gente passa para o outro lado sem tombo, nem dor no lombo!! :)

P1190790 P1190791

Mais à frente, chegamos ao lugar de Catribana, onde pudemos apreciar o lavadouro e a fonte municipais.

P1190792 P1190793

E logo nos voltámos a fazer ao trilho, aproveitando – tal como as flores que se abriam para o sol, o belo dia de Inverno que tínhamos pela frente.

P1190794 P1190795

A bom ritmo, chegámos à Praia da Samarra, conhecida pela sua forma, estreita, pelo difícil acesso que a torna num local privilegiado para a observação de aves, pelos seus seixos e por ser a foz da Ribeira da Samarra. Mas no nosso caso, ficou conhecida por ser o local da pausa para a “bucha”!!

P1190797 P1190799 P1190800 P1190801

Já alimentados, enchemo-nos de forças para a subidinha que se seguia!! Upa, upa, tockasubir!!!

P1190802 P1190803

Claro, depois de uma subida, vem uma descida… E depois outra subida… E assim por diante, fomos caminhando junto à orla costeira, sempre com vistas panorâmicas onde o azul era rei e o verde era príncipe!

P1190804 P1190805 P1190808 P1190806

O grupo seguia pelos carreirinhos desenhados entre a vegetação, observando a imensidão de espaço em seu redor e enchendo os pulmões com este ar puro, fresco, natural e límpido, apreciando cada passo dado…

P1190809 P1190810

E rapidamente chegamos à civilização que nos recebe em forma de flores expostas nos jardins das casas locais…

P1190811 P1190812

É o regresso à Tojeira, onde à hora marcada chegamos ao chafariz, onde tudo começara, para um par de alongamentos e uma fila de massagens, a que se seguiu uma muito agradável surpresa…

P1190785 Diapositivo50  Diapositivo48 123

Os organizadores do passeio tinham-nos acariciado com bolinhos rei e licores caseiros!! Uma delícia, só vos digo!!

Diapositivo52 Diapositivo53

E assim termina a última caminhada do ano. Com alegria e boa disposição, bolinhos e licores, boa malta e bom espírito… Que no próximo ano venham muitas mais assim e… Tockandar!!!