A Primavera está a chegar...

Daisypath Anniversary tickers

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Ir ou não ir... ver o Hamlet no Maria Matos

Hamlet...

...só o nome impõe algum respeito (pelo menos a quem conhece a história).

Está em cena no Teatro Maria Matos, com Diogo Infante no papel do jovem príncipe da Dinamarca atormentado pelo fantasma de seu pai que o informa como foi assassinado pelo seu próprio irmão que lhe ocupa agora o trono... e o real leito.

Fui ver ontem... achei que o Diogo esteve muito bem... destacando-se claramente dos restantes personagens... particularmente os femininos.

Quer Ofélia, quer a Rainha (Gertrudes) exigiam desempenhos melhores e mais fortes, particularmente Ofélia, geralmente um dos papéis femininos mais cobiçados de Shakespeare.

Gostei de Carlos Paulo a desempenhar o rei tirano. O actor com a sua voz treinada fazia-nos chegar as suas falas na perfeição, fruto de muitos anos nestas andanças, certamente...

Não gostei da forma como o fantasma do pai de Hamlet foi desempenhado. Uma voz fantasmagórica, mas desprovida de qualquer sentido... a recitar, como se a ler estivesse...

O cenário... sou conservadora neste aspecto e se a cena se passa num castelo, gostaria de ter visto o castelo, ao invés do cenário despido que nos propuseram.

...E porque carga de água obrigaram os actores - todos - a actuar descalços? Não percebi!

Em suma, um espectáculo de 2h30, sem intervalo, sentados numas cadeiras muito desconfortáveis, valeu a pena por ser a peça que era e pelo bom desempenho de alguns actores.

No geral gostei. Foi uma noite bem passada. Mas gostava de ter visto os personagens femininos mais fortes... talvez estivessem em dia não...

Sem comentários: