A Primavera está a chegar...

Daisypath Anniversary tickers

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Caminhar em Sintra

Esta caminhada atravessa vários PR de Sintra, nomeadamente o PR6SNT - Capuchos, PR10SNT - Peninha e PR11SNT - Monge.

A Barragem do Rio da Mula é o ponto de partida e de chegada para as nossas caminhadas. Para lá chegar de carro, apanha-se a N9 que sai da rotunda do Ramalhão (Sintra - rotunda da BP) para Cascais e vira-se para a estrada da Lagoa Azul. Passa-se a Lagoa Azul e cerca de 1km à frente tem-se a placa a indicar a Barragem. Depois é só estacionar o popó e começar o aquecimento que a caminhada é grandita!!

É para o topo daquela colina que vamos!!! A casa vigia da Pedra Amarela. Sempre a subir, que a malta ainda tá cheia de energia!!

Mas quando se lá chega, a vista compensa este primeiro esforço. Daqui avista-se o mar, o Guincho para a esquerda e a Peninha para a direita. É pra lá que vamos. O trilho é bastante bom e largo, tipo estradão, com bastante vegetação para entreter a vista!!

Mas a subida para a Peninha custa um pouquinho mais... O estradão dá lugar a uma subida um pouquinho mais íngreme que as outras, com cascalho com fartura e pedregulhos que por vezes nos fazem derrapar... É o caminho dos Burros!!!

Depois de apreciada a vista da Peninha e de bebermos um pouco de água, descemos em direcção às Pedras Irmãs e daí apanhamos o trilho (PR10SNT) para Adrenunes. E uma vez em Adrenunes, trepamos a esta anta natural para descansar um pouco e repor forças. Que já é hora do almoço!! Foram cerca de 2h30 até aqui!!! Só se ouvem os passarinhos, enquanto deliciamos os olhos com uma paisagem formidável, que S.Pedro tem ajudado com o tempo!!

Mas muito descanso faz mal... Arrefece! Por isso, pés à estrada, toca a dar corda às botas e aqui vamos nós, que o caminho é bom, é fresco, saudável e aromático. Próxima etapa: chegar ao Tholos do Monge!!! E aí está ele, escondido no meio da vegetação. Um bocado mais à frente, a Memória dos Soldados, com uma vista excelente também e daí passamos aos Capuchos. Nos Capuchos, se quisermos fazer uma visita ao Convento, faz-se um desviozinho até lá, que na minha opinião vale bem a pena, se bem que quando havia visitas guiadas acabava por ser mais interessante. Mas ainda assim se nunca lá foram, aproveitem!

Depois dos Capuchos, começamos finalmente a descer para a Barragem do Rio da Mula. Pelo Trilho das Pontes pois claro!! Quando se sai dos Capuchos vamos dar a um cruzamento... A ideia é passar através do muro à beira da estrada (da última vez tinha uma árvore a barrar a passagem, mas não nos fizemos rogados!!) Segue-se esse estradão e vai-se estando atento ao lado direito do caminho. Assim que se apanhar uma passagem para lá, entrem no mundo maravilhoso do trilho das pontes!!

Este trilho acompanha o ribeiro que vai dar à Barragem, é um caminho estreito, com pontes feitas com toros de madeira para passar por cima do ribeiro. É geralmente usado pela malta do BTT, por isso, mantenham-se sempre a pau com as biclas!

No total teremos feito cerca de 20km, o que dá 4h30 de caminhada, sem GPS e sem bússola, seguindo as indicações que já existem dos percursos mencionados e usando os pequenos mapas dos roteiros, bem como um print do Google Earth da Serra de Sintra.