A Primavera está a chegar...

Daisypath Anniversary tickers

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Visita guiada aos Jardins da Quinta da Regaleira

Nada melhor depois de uma noite de caminhada, do que logo, logo de manhã uma visita guiada aos jardins da Quinta da Regaleira.

Mas esta não foi uma visita qualquer...

"E porquê?" perguntam vocês... Porque não tínhamos "um" guia. Tínhamos "o" guia!

Quem guiou toda a visita foi o Dr. José Manuel Anes. Podem descobrir mais sobre esta mente eloquente aqui: http://www.joseanes.com/

É o mesmo que termos uma visita ao Palácio de Buckingham guiada pelo Príncipe Carlos... Poucos devem conhecer melhor a quinta e os seus mistérios que este senhor! Isto é, o Dr. Anes é uma espécie de enciclopédia andante sobre os mistérios da Quinta da Regaleira e do seu "fundador", o Sr. António Carvalho Monteiro.

Nesta visita consegui ficar com uma ideia mais precisa sobre qual a estória contada pelos vários cenários construídos na quinta.

A misteriosa quinta reflecte o patriotismo de António Carvalho Monteiro, e ao mesmo tempo a sua vontade de deixar um testamento para gerações futuras, para que possamos aprender algo.

Misturando religião greco-romana, com a cristã, alguns apontamentos xamânicos e muito esoterismo, ele conseguiu transmitir-nos o que é comum entre todas estas correntes. Uma estória de universalidade, que reflecte em mitos de várias religiões, o que é comum em todas elas.

Em muito poucas palavras: O ciclo da vida.

Nascemos, amamos, morremos. E da morte surge nova vida. Sempre.

Sem comentários: