A Primavera está a chegar...

Daisypath Anniversary tickers

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Dia 4 em Mondim de Basto

Aproveitámos a solarenga manhã para relaxar na piscina.

Já com um pezinho de retorno a casa, despedimo-nos da paisagem maravilhosa que rodeava o hotel.

E subimos novamente a Senhora da Graça, desta vez de carro, para ver a diferença!

E acreditem, a pé é muito mais divertido.

A estrada serpenteia a toda a volta do monte, parecendo quase um carrocel em espiral ascendente. Mas é por aqui que os carros passam, e os ciclistas também, que a volta a Portugal terminou na semana passada...

Após uns momentos de contemplação, recebemos um telefonema do Fernando, que fez questão de nos mostrar umas escavações arqueológicas que foram recentemente iniciadas.

Acontece que descobriram perto de uma pedreira em Mondim de Basto, totalmente por acaso uma rocha onde aparece representados vários montes, sendo que um deles aparenta nitidamente o Monte Farinha.

Essa rocha já apresenta 2 furos, feitos pelo pessoal da pedreira para implodir a rocha e dela retirar o precioso granito amarelo característico da região.

Foi uma sorte, alguém ter notado que a rocha tinha algo mais do que inicialmente se previa.

Após primeiros estudos, determinou-se que a rocha terá sido esculpida há coisa de 5000 anos. Portanto é mais antiga que as pirâmides e foi feita mais ou menos na altura em que Newgrange foi construído na Irlanda.

O que é mais interessante ainda é que alguns dos desenhos que lá vi são muito semelhantes aos de Newrange. Incluindo as 3 espirais interligadas!

Virá um arqueólogo da Irlanda em Outubro para estudar esta rocha, que por um acaso não foi destruida levando consigo uma representação do Monte Farinha e de alguns montes circundantes.

Foi um privilégio e uma experiência única poder tocá-la e vê-la em primeira mão e temos a agradecer ao Fernando Gomes por isso. Bem-haja!

Visitámos ainda, antes de deixarmos Mondim de Basto, as ruínas do Castroeiro, datado dos séculos I a IV AC.

Também aí vimos desenhos nas rochas, um deles parece uma borboleta... como a da Sr.ª da Graça...

e restos de casas, com contruções semelhantes às das citânias que há em Briteiros e Sanfins.

Tudo isto existe em Mondim.

Eu não sabia. E creio que não era a única ignorante...

Mas agora que sei, vou voltar e recomendo a quem goste de caminhar, de passear, de se cultivar, que vão até esta terra, lá pra trás de uns montes, que não se vão arrepender.

1 comentário:

isabel tiago disse...

Quanto a mim gostei de conhecer estas fotos e quem sabe se um dia destes irei pessoalmente para estas bandas?