A Primavera está a chegar...

Daisypath Anniversary tickers

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Frutas de S.Tomé

Já ouviram falar de MAMÃO, mas…

Já alguma vez ouviram falar de JACA?

E de SAPE-SAPE?

BANANA-PÃO já toda a gente, mais ou menos, ouviu falar… E BANANA-ROXA? Ah, pois é!! Essa também não sabia que existia!! Até a ter visto… E provado!

São todas frutas de S.Tomé, umas mais saborosas do que outras, mas todas elas bem exóticas!

O MAMÃO é um fruto tipo Papaia, mas com o triplo do tamanho!! Esta que me trouxeram é maior que a minha cabeça e disseram-me que já viram à venda MAMÕES com tamanho de Melões!! Achei que o sabor era pouco doce… Ou talvez estivesse ainda meio verde… Mas comeu-se muito bem!!

A JACA é um fruto grande, de cheiro muito intenso, que me faz lembrar uma pinha…

Eu explico; o fruto tem no centro um talo de madeira (sim, madeira mesmo… rijo!!) e em volta desse talo tem uma espécie de gomos, cada um tendo um caroço; por isso me faz lembrar uma pinha com pinhões, percebem?

P1000004

Tem que se abrir com um facalhão bem grande e de preferência com luvas, porque aquele talo liberta uma resina que se agarra às mãos.

P1000005

Depois de aberta, retiram-se os gomos e tiram-se os caroços. A parte comestível são os gomos. O sabor é de jaca, mesmo!! Só provando! Mas é bom!! Docinho. O fruto tem uma textura interessante… Algo fibroso, mas bom!

Já o SAPE-SAPE, que de início me disseram que se chamava Sapo-sapo, faz lembrar um sapo, (não, não é o Cocas!!)

Imagem016

com a sua pele verde e rugosa, cheia de altinhos.

Imagem017

Quando se abre, qual príncipe encantado, escondido por baixo daquela áspera e feia pele, encontra-se uma polpa branquinha e suculenta,

Imagem014

muito parecida com a da Anona, mas de sabor diferente… mais fresco e ácido.

Imagem015

A BANANA-ROXA só provei crua e devo confessar que não gostei… Achei rija e sem sabor, pelo que vou experimentar dar-lhe o mesmo tratamento que hoje dei a meia BANANA-PÃO…

Isto é, assá-la no microondas, com uma nozinha de margarina por cima e polvilhada com açúcar e canela. Ficou uma delícia!! Muito boa!! E fofinha!! Realmente a textura fez-me lembrar o miolo de pão!!

Gostei e mais logo vou repetir e tirar uma foto para aqui colocar!!    

2 comentários:

Anónimo disse...

Minha linda
aquilo que tu chamas sape-sape eu conheço como graviola ,Eu adoro .
Sabes aquele chá que eu bebo ? É de folha de graviola .
Beijinhos
Natalia

Mim disse...

Ora viste!!
Estamos sempre a aprender!!
Mas acho o nome de sape-sape (ou sapo-sapo, como eu lhe chamo!) mais giro!! É que o raio da fruta faz mesmo lembrar um sapo!!