A Primavera está a chegar...

Daisypath Anniversary tickers

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A 1ª vez em Gredos

Foi no Domingo que fui pela 1ª vez a Gredos.

Pela primeira vez subi uma montanha, a Mira, pela 1ª vez subi acima dos 2000mt, pela 1ª vez andei na neve...

E pela 1ª vez tive aquela magnífica sensação de euforia de atingir o cume e me sentir nas nuvens!!

Foi com um grupo espanhol, de Badajoz, que me decidi a conhecer um cume desta serra. O cume da Mira, a 2343mt de altitude, seguindo a rota dos Galayos, que são, ao que percebi, uns rochedos onde há quem faça escalada.

Partindo de Nogal del Barranco,

Vamos subindo sempre,

Parando nas 2 ou 3 fontes por onde passamos para repor líquidos e forças, e retirar roupa!! Sim que isto das caminhadas tem a sua componente de strip (sem tease!!)

A dada altura, o guia refere que até ao refúgio Victory vamos seguir pela rota clássica, ou seja, por caminhos de cabras!! E elas por lá andavam a mirar-nos...

Chegados ao refúgio, aproveitamos o solinho e as vistas, fabulosas.

E depois, tockandar que ainda só fizemos 1/4 do percurso.

E por tockandar, entenda-se tockasubir!!!

Chegamos à zona da neve... Colocamos as polainas e vestimos os casacos, gorros e luvinhas, que está frio, pois então! A neve não se dá em calor, certo?

E subir na neve foi muito giro... A paisagem revela-se de uma forma tão diferente... A luz reflectida pelo manto níveo que cobre as pedras...

E sempre a paisagem, porque estamos bem alto e por sorte temos uma visibilidade excelente.

E finalmente o cume desejado é atingido!!

Yupiii!!!

Todas as caras esboçam o mesmo sorriso, de quem cumpriu a missão a que se propôs.

E não consigo explicar, como é que depois da dureza que foi subir, literalmente à unha, aquela montanha, a alegria interior que se sente... A paz interior que se sente. Ninguém consegue parar de sorrir...

Distribui-se chá quente e "turrones", junto com um pouco de licor de café, para aquecer mais ainda os ânimos e dar força, para nos despedirmos do cume, porque afinal, a vida continua lá muito em baixo... E ainda a caminhada vai a meio...

E começamos a descida... Por caminhos de cabras, também. Com algumas quedas, bem catitas por sinal, porque foram sobre a neve e ninguém se magoou!! Só se riu!!

E depois de muito penar, lá chegamos novamente ao refúgio!

E daí por trilho marcado continuamos a descer... Mais e mais e mais... até começarmos novamente a ver bosques e a deixar para trás as rochas e a montanha, que nos recebeu tão bem nesse domingo.

2 comentários:

Carlos Martins disse...

Tambem já fiz o La Mira... e tambem em Novembro. è na verdade uma paisagem espectacular.
Voltei lá mais tarde mas não consegui subir porque tinha muito gelo e não ia preparado. Em junho estive a escalar no grande e pequeno galayo com o grupo do CAAL e cada vez me sinto mais envolvido com aquela paisagem.
Quero agradecer te tambem as palavras amigas que escreveste sobre a organização das caminhadas de Dornelas. Penso sair este próximo fim de semana longo. Talvez outros picos de Gredos ou então serra da Estrela. Queres alinhar?

isabel tiago disse...

Que invejite aguda....