A Primavera está a chegar...

Daisypath Anniversary tickers

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Das termas à praia...

Foi já no Sábado que nos dispusemos a fazer esta caminhada, com os Mariolas, um simpático grupo de Torres Vedras, com quem caminhámos pela 1ª vez (e não terá sido a última...)

Saímos das Termas do Vimeiro e arrancámos, sempre junto ao rio Alcabrichel, passando pela Fonte da Rainha Stª Isabel e mais à frente pela Fonte dos Frades.

O nosso guia de serviço, PR, tinha a lição bem estudada e foi-nos apresentando alguns pormenores das termas, nomeadamente o facto de a Fonte do Frade ter sido fechada ao público, depois de alguns caminheiros, após beberem desta fonte terem corrido para trás das moitas mais vezes que o normal!! Hehehe!!! É que esta água para além de outras, tem propriedades diuréticas!

Bom... avançando, começámos a subir, sempre com o rio em vista, rodopiando à nossa volta...

Passámos por moinhos,

...por zonas rurais...

...e fomos subindo aquela serra,

de rocha calcária e belas vistas...

tirando o mastronço do hotel, que está completamente desenquadrado do resto da paisagem...

Sempre caminhando até chegarmos a uma cruz, lá bem no alto, com vista para o Convento de Penafirme.

Diz a lenda e alguns documentos históricos que a cruz ali foi colocada em memória do único frade quase sobrevivente à derrocada do convento em 1755. Aquando do terramoto, houve também um maremoto e só 1 frade, que estaria no exterior, a tratar da horta, é que se apercebeu da onda e desatou a subir monte acima para se escapar à morte certa! Contudo, o pobre frade não aguentou a pressão da subida e tombou (supostamente de ataque cardíaco). Devia ter uma barriguita rechonchudinha e não estaria habituado a estas lides de caminhar...

Enfim, uma vez chegados às ruínas do Convento de Penafirme, pausámos para merendar!! E aproveitou-se para cantar os Parabéns ao mais novo elemento do grupo, que fazia 12 anitos neste dia!

Aproveitou-se ainda para contar mais uma lenda. Em tempos de invasões muçulmanas, um dos frades que estava no exterior apercebeu-se que tinha acostado um navio e que os muçulmanos se preparavam para invadir o convento. Recuando lá para dentro, conseguiram, à base de ancinhos e foices, sem matar nenhum invasor, encurralá-los e submetê-los à rendição. Grandes frades!! Depois disso, foram aclamados e foi-lhes concedido o uso de armas para que pudessem defender o convento!

E depois das estórias e do descanso, foi altura de começar a etapa de retorno, passando pela praia de Stª Rita e de Porto Novo, foz do rio Alcabrichel.

Passámos por um coro de gansos, que ao ver-nos decidiram mostrar os seus dotes vocais e de nadadores!!

A partir daí, foi sempre seguir a pitoresca estrada (com portagem) que acompanha o rio até chegarmos ao início.

E demos por terminado este passeio matinal pelo Vale do Alcabrichel, com a certeza que valeu a pena!

2 comentários:

Anónimo disse...

Viva!
Gostei muito do teu "bloguito". O facto de escrevermos sobre as nossas experiências pedestres, é óptimo e incentiva outros a descobrirem belos recantos da natureza, história, cultura e tradições.
Quanto às fotos das flores, boas "close up's", pena não indicares os respectivos nomes para ficarem mais completas, mas se calhar não faz parte do teu objectivo... De qualquer forma, são de indiscutível beleza cromática e excelentes enquadramentos!
Boas caminhadas!

isabel tiago disse...

Temos coisas bonitas em Portugal mas hoje há o grande culto dos centros comerciais e estas cenas espectaculares mesmo aqui ao nosso lado, tão perto...