Foi numa solarenga manhã de Outono que arrancámos do Pavilhão da Expo Torres, juntamente com cerca de 650 pessoas, rumo ao Forte de São Vicente.
A presença dos caminheiros seniores era imensa. Subiam no seu passo certo, com ganas de chegar lá acima… Com muita vida ainda para dar, mostrando aos juniores que velhos, são os trapos… aqueles que ficam em casa num dia solarengo como este!!
Passo a passo, lá chegámos ao Forte de São Vicente, onde fomos acolhidos pelos organizadores deste evento. O Município de Torres Vedras, a ATV e a AMPCTV.
E depois dos discursos e de uma breve introdução histórica, dividimo-nos em 2 grupos. O dos 10km e o dos 20km e lá partimos nós para este troço da Grande Rota das Linhas de Torres Vedras.
Descemos novamente a Torres Vedras, deixando o forte lá em cima e cruzando o Sizandro
A boa disposição imperava, enquanto cruzávamos algumas zonas rurais de Torres Vedras…
E rapidamente nos colocámos no Convento de Stº António de Varatojo, onde parámos durante algum tempo.
Aproveitando para explorar os cantos deste local, obter a receita do xarope de aloe vera, ou comer a bucha!!
Seguimos depois, rumo à Bateria de Palheiros…
Mantendo a boa disposição, à medida que cruzávamos, entre amigos, as vinhas concelhias…
E lá chegámos ao Forte do Grilo… 1h antes do previsto!! O que significou que ainda tivemos de esperar um pouco pelo almocinho, visto que as deliciosas febras tinham acabado de entrar no fogareiro!! Aproveitou-se para descansar, por a conversa em dia, comer uma frutinha e ouvir algumas explicações sobre a formação destes fortes e redutos que constituíram a linha defensiva de Torres Vedras e a sua importância no deter das Tropas Napoleónicas, há 200 anos atrás.
Barriguitas cheias, ânimos refeitos, tomámos novamente o trilho… Fugindo à lama criada pelas chuvas dos dias anteriores!!
O cavalinho ao ver-nos passar, deve ter pensado: «São loucos estes humanos… Estão com medo de sujar os cascos!!»
Continuámos a caminhada, de volta a Torres Vedras, contudo o cartão de memória da minha maquinita decidiu pregar-me uma partida… E não consigo aceder às fotos!! :(
Mas posso dizer que foi um passeio agradável de Domingo, em especial, pela excelente companhia que tivemos por perto e que partilhámos, posteriormente ao passeio, nas tasquinhas, já que Torres Vedras estava em festa!! Aproveitámos então para celebrar, com um brinde à Amizade e que venham mais caminhadas!! E se forem acompanhadas por um pastelinho de feijão (ou dois) tanto melhor!! ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário