Depois de uma semana sobejamente outonal, em que a chuva chegou com muita vontade de molhar os campos, foi muito bom acordar para um dia luminoso… A manhã prometia e lá fomos até ao Baleal (bem pertinho de Peniche) para mais uma caminhada entre Mariolas, que começou, após um pequeno briefing pelas ruas calcetadas deste local.
Partimos em direcção às escarpadas encostas desta ilha… Parecem lajes que foram cuidadosamente colocadas uma em cima da outra e depois inclinadas… Ou então um mil-folhas tipo torre de pizza!! ;)
Caminhamos até à falésia, de onde podemos avistar o ilhéu das pombas
Ao longe, por entre a neblina, aparece a Berlenga encumeada pelo seu farol, e para o outro lado, temos o Cabo Carvoeiro…
O mar sempre presente, rodeia-nos de azul, reflectindo a cor do céu… E vamos observando as gaivotas que pousam aqui e ali, descansando do seu voo, observando-nos de volta…
Vamos até uma pequena capela (cujo nome já esqueci), mas que quase nos dá a sensação de estarmos numa outra ilha… Observem as cores e a arquitectura e vejam lá se não tenho razão.
Com estas questões em mente, avançamos para a praia…
Uma praia deserta, onde é um prazer caminhar entre amigos… Uma praia só para nós, onde a areia se revela densa o suficiente para aguentar a nossa passada sem ir abaixo…
Inspiramos fundo este ar puro, esta serenidade, embalada pelas ondas e preparamo-nos para subir a falésia…
Cá de cima o aroma da maresia desvaneceu-se, mas a paisagem compensa essa perda…
E continuamos o nosso trilho por entre mariolas… Umas de pedra… Outros que fazem cabriolas!! ;)
O dia começa a aquecer… E ainda há muito a percorrer!! Tockamexer!!!
Subimos um pouco mais e vamos dar ao resort da Praia d’el Rei, onde somos atraídos pelas cores da bandeira, usadas pela Selecção Nacional de Golf numa amena partida, nesta solarenga manhã de Outono.
Mas do outro lado são outras as cores que chamam por nós… Violetas, verdes, cinzas, ocres da vegetação rasteira presa nestas falésias… E o céu, tão azul…
Mas deixamos este paraíso visual, por um outro… A praia… O mar… E o seu aroma!!
Aproveitamos então para uma pausa… Afinal, já passou a hora da banana!! E o estômago começa a dar sinais de esvaziamento!! Tockacomer!! Repor forças, que a caminhada vai ainda a meio!! :)
Comemos junto à praia, aspirando a maresia!! E depois desta merecida pausa, retomamos o caminho, rumando agora a sul, à beira-mar!!
As ondas formam pequenas “nuvens” de espuma quando chegam à areia… E é no meio delas que caminhamos… De nuvens!!!
Apanhando pedrinhas, ou apreciando a escarpada encosta por onde passámos antes, vamos deixando as nossas pegadas na areia…
Que mais à frente se transforma numa “rampa de lançamento” para as gaivotas que, ao verem-nos passar, voam rumo ao mar…
E mais à frente um Mariola encontra uma garrafa com uma estranha rolha!! Será que contém alguma mensagem? “Percebes?” - Acho que ele percebeu, já que passado algum tempo, devolveu a garrafa ao mar… Ao longe perceberam-se os agradecimentos sentidos dos percebes nela contidos!! ;)
E é uma caminhada feita de sorrisos, esta!!
Com uma paisagem e companhia destas, como é possível não sorrir?!
E é entre sorrisos que, passando por uma fenda na falésia, começamos em busca de uma Geocache.
Destacam-se do grupo 3 Geokaxadores que, subindo a falésia, conseguem vencer o desafio!!! O mérito pertence à Kaxadeira e Omestre. A Gambuzina, só ajudou à festa!!
Mas encontrámo-la!!! E depois, tockadescer e a encontrar os restantes mariolas…
Que mais à frente nos aguardam… Por entre um céu belíssimo e as rochas banhadas pela maré, que ora enche, ora vaza…
Aguardamos que ela recue, para não molharmos (em demasia) as botinhas… E tockasaltar as pedrinhas!!
Ao longe (e já tão perto) avistamos o nosso destino… E para lá avançamos, de sorriso em riste!!
Aproveitando ainda para a alegre foto de grupo!!
Terminamos a caminhada no Baleal, onde começámos esta manhã… Mas ainda arranjamos tempo para mais uma Cache. Uma vez mais se ouve o grito de guerra “Geokaxadeiros, ao ataque!!!” E tockakaxar!!! E já cá canta mais uma!!!
E assim foi mais um sábado belissimamente passado, entre mariolas amigos, com paisagens fenomenais, entre amena cavaqueira, brincadeira e “Geo-kaxadeirisse”!!! Grata a todos pela companhia!!! E tockandar!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário