Começar o novo ano a caminhar é sempre bom augúrio para o que há-de vir… E desta feita fomos até Montejunto para uma caminhada alternativa, radical e caótica, pontuada aqui e acoli por mariolas!!
Organizada pelo núcleo de Torres Vedras do CAOS, começou a caminhada com o tradicional briefing e apresentação dos princípios do CAOS – não confundir com a Teoria do CAOS!! ;)
O grupo era grande… muito grande – para cima de 80 pessoas, cheias de boa disposição e prontinhas para um belo dia de caminhada… E assim, à boa maneira caótica, lá começou a actividade…
Inicialmente com um percurso bastante plano, em que se contornava a serra a partir da casa do guarda, observando os moinhos e as eólicas ao longe…
Mas, alguns kms volvidos, parámos, para reagrupar e começar uma valente subidinha alternativ’o-radical, pelo meio de uma cascalheira, pontuada aqui e ali por mariolas!!
«A sério?? Vamos mesmo subir por aqui», perguntava toda a malta, incrédula!! «Então, não vêem as mariolas a marcar o caminho para cima?» Tockasubir!!!
E subimos mesmo… Muito!!
Passo-a-passo, o grupo foi-se partindo, fruto do esforço que alguns caminheiros não estariam totalmente preparados para fazer… Mas fizeram-no!! E bem!!!
E pouco a pouco, um pezinho de cada vez, com tempo para parar e apreciar a vista, respirar, hidratar e “cheirar” as flores,
Lá fomos todos chegando acima, de onde seguimos depois, em filinha “indiana”, pelos trilhos desenhados na serra, propositadamente para esta actividade…
Parámos lá mais à frente… a 200m do local onde deixáramos os carros de manhã… Local especialmente estudado para a pausa do almoço… E para que quem necessitasse de neutralizar, o pudesse fazer calmamente. Por aqui ficaram alguns caminheiros, menos preparados para este Montejunto Alternativo, que na prática se revelou para alguns (que não terão lido bem a descrição da actividade), um grande desafio…
Os restantes, subiram um pouco mais até uma varanda natural, com assentos especialmente entalhados para que todos pudéssemos descansar um pouco, enquanto partilhávamos o farnel…
Ânimos refeitos e bem descansadinhos, barriguinhas recompostas e hidratação feita, tockandar que ainda temos muito que caminhar…
Com muito boa-disposição à mistura, voltamos ao trilho, como grupo…
O dia está absolutamente fantástico para caminhar e a visibilidade é deslumbrante!!
E num instantinho chegamos ao marco geodésico do Moinho do Céu, onde aproveitamos para a foto de grupo!!
Pouco depois, começamos a descer, passando por um trilho com inúmeros fósseis… memórias de outros tempos…
A descida mantém-se, pelo meio de carreirinhos recortados por entre a vegetação por mariolas…
Passando depois a um bosque onde ficamos completamente envoltos pelas árvores…
Passo-a-passo, notamos as sombras do entardecer que começam a cair sobre a serra, lembrando-nos que o trilho está chegando ao fim…
E é já ao entardecer, quando o sol desaparece no horizonte, que chegamos perto dos carros…
Mas a actividade não terminava aqui!! Naaa, nada disso!!! Agora iria iniciar-se o “verdadeiro” objectivo da caminhada… A dobradinha!!! Hehehe!!!
Uns kms mais à frente, na Ass. Recreativa S. Salvador e Espinheira, esperava por nós uma valente dobradinha com feijão branco, quentinha e a fumegar, prontinha a ser degustada pelos caminheiros que, neste dia, bem a mereceram!!
Um brinde a mais actividades assim!! E tockandar!!!
PS: Deixo apenas aqui uma nota a respeito do final da caminhada propriamente dita.
Chegámos ao final, com um sorriso estampado no rosto!! Conseguíramos!! Mesmo os que tiveram mais dificuldades, aqueles a quem as forças quase fugiram, conseguiram, em grande parte devido à presença de um verdadeiro espírito de entreajuda por parte dos organizadores – Núcleo do CAOS de Torres Vedras – João Barbosa e Mariolas.
Contudo, ao chegarmos ao fim desta belíssima aventura, 2 agentes da autoridade aguardavam os organizadores desta excelente actividade, já que teria havido uma denúncia sobre a mesma. Obviamente que, após as devidas explicações, tudo se resolveu a bem, mas deixou uma nota triste terminar a caminhada desta forma…
E é triste que haja (ou que alguém tente que haja) estes impedimentos para que grupos de amigos possam caminhar pela serra, sem qualquer outro interesse que não seja o de caminhar, apreciando a natureza em redor, fotografando, sorrindo, fazendo amigos…
Para quê complicar? Há lugar para todos, empresas de animação turística e grupos de amigos… Cada qual com as suas valências… Não há que haver estas denúncias para tentarem “assustar” quem gosta de caminhar… O importante é caminharmos!! Tockandar!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário