A Primavera está a chegar...

Daisypath Anniversary tickers

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Comboiando na Tapada de Mafra

Domingo não caminhei. De vez em quando há aqueles compromissos familiares… Daqueles bons!!!

E este foi um deles!!!

Assim sendo, fui comboiar para a Tapada de Mafra.

Recomendo vivamente!! Mas reservem com antecedência, senão chegam lá e o mais certo é já não haver vaga.

São 2h de passeio no comboiozinho pela Tapada, com algumas paragens em 2 Museus e na zona de cercado.

No início temos um cavalinho muito amistoso e bonito que se mete connosco a pedir festas!!! Uma doçura!!

Depois começa a viagem de comboio.

Uns minutos mais à frente temos a 1ª paragem na zona do Celebredo para uma visita ao:

É como que um Mini-Museu de coches.

Conhecemos a jardineira, onde D.Amélia gostava de se passear nos jardins do Palácio de Mafra.

Os Coupés, onde se passavam cenas de amor tórridas nos Maias, e onde D.Carlos gostava de se passear incógnito (Bastava tapar as janelas e ninguém via lá para dentro, mas ele podia espreitar cá pra fora!! Esperto, hein?).

E outros tipo os Breaks e outros nomes estranhos…

Enfim, exemplos de coches onde a realeza se fazia passear. Dizem que D.Amélia gostava de ir até à praia de S.Lourenço num desses coches. Ainda eram uns km até lá!! Mas tinha bom gosto para praias, a senhora!! Hehe!!

Continua-se o passeio de comboio…

E eis que os bichinhos se começam a ver…

Gamos, principalmente que vêm comer bem perto de nós.

Meio assustadiços lá andam, com as caudas a dar-a-dar…

Quase que se confundem com a paisagem.

E a paisagem essa… A Tapada estava linda!!!

Vestida de tons outonais…

P1060073 P1060072

Com grandes tapetes dourados e um tecto de folhas verdes que entrecortavam o azul do céu…

Mais à frente encontramos mais um grupo de gamos. Existem muitos na Tapada.

E consegui apanhar um a coçar-se!!

“Raio das moscas!!!” Hehehe!!!

Continuamos viagem no comboiozinho!!!

Passamos por um agreve (acho que é esse o nome!!). O local onde o Rei D.Carlos se abrigava.

É que ele gostava muito de caçar, desde que a caça viesse ter com ele!! Os batedores e os cães afugentavam os bichinhos na direcção do rei, que escondido atrás do agreve, só tinha que apontar e disparar para levar o jantarinho para o palácio!!!

Continuamos a passar por locais lindíssimos…

Até chegarmos à zona da Tojeira, onde paramos para observar um cercado onde têm alguns animais.

Como o Saca-Rabos.

Este bichinho de focinhito engraçado tem este nome porque as crias quando nascem não conseguem ver. Então para não se perderem seguem-se umas às outras e à mãe encostando os narizitos no rabiosque uns dos outros!!!

Ao lado dos Saca-Rabos estava também o Ginete. Mas estava na hora da sesta e não se deixou fotografar.

Mais abaixo tínhamos também o cercado dos lobos… Mas o Capuchinho Vermelho não veio e o Lobo não se deixou ver…

Um pouco mais à frente tínhamos a Maternidade dos Veados, onde avistámos estas Cervas bebés, já bem crescidas, tendo em conta que só têm 5 mesinhos!!

Depois de vermos os bichinhos a sério, entramos no Museu da Tojeira, para ver o espólio de caça, ou seja presas de veados, gamos e javalis, bem como animais embalsamados.

No regresso ainda vimos javalis a espojarem-se na lama… Mesmo à laia de porco!!! Hehehe!!!

Mas a máquina já não tinha bateria…

São 2h muito bem passadas! Recomendo a quem ainda não tenha feito. E mesmo a quem já fez, porque as visitas nunca são iguais!!