A Primavera está a chegar...

Daisypath Anniversary tickers

terça-feira, 6 de maio de 2008

Estivemos no Gerês!!!

Isto é que foi uma semana!! 4 diazinhos na Irlanda e mais 4 no Gerês!! Tão bom!! No Gerês começámos com uma passagenzinha pelo restaurante Encanada, em Ponte de Lima!! Um arrozinho de sarrabulho e uns rojões à minhota de comer e chorar por mais!!! Depois um passeiozinho à beira-rio, para desmoer o arroz! Ponte de Lima e Ponte da Barca recomendam-se vivamente!!

Mas o nosso destino era a Serra do Gerês e lá avançámos!! Ficámos na Quinta do Agrinho! A quinta fica em Valdosende, a cerca de 10km das Caldas do Gerês, e tem uma envolvente espectacular. Fica numa encosta, já no final da Albufeira da Caniçada e tem um cais privativo, cascatas e jardins lindíssimos!

O que podia ter era um atendimento mais simpático! Depois de 4h de viagem sabe sempre bem ouvir um "Bem-vindos! Correu tudo bem? De onde vêm?", mas não... Foi mais, tomem lá a chave e o vosso bungalow é lá em baixo! Os bungalows ficam numa zona com menos envolvência... Mas o problema maior é que quando se entra mais parece um bunker que um bungalow!!! A janela é demasiado pequena e não entra quase luz nenhuma no quarto! Mas o quarto ao menos é espaçoso!!

Vínhamos da Irlanda habituados à chaleira para aquecer água e fazer chá, mas aqui, nem minibar existe! Nem telefone para contactar a recepção no caso de haver algum problema! Ah! E a recepção fecha na hora da janta!! Por isso, quem chegar por volta das 19h, fica à porta!!

Mas enfim... é um bom sítio para ir com mais um casal e alugar uma casa de campo, a do pomar, da cascata, ou do curral são as que têm melhor vista!! Bom... lá dormimos, bem cedinho que a viagem tinha sido cansativa, e apesar de saber bem um chazinho e uma torrada antes de deitar, como ali o bar só abria às 21h, fomos prá caminha de barriguita vazia!!

No dia seguinte aviámos o belo do pequeno almoço!! Continental, pois então, que isso dos ovos mexidos e bacon é coisa pra inglês ver!! Mas o pequeno almoço era bom!

E depois largámos em direcção ao Gerês pra fazer o PR6 - Trilho dos Miradouros! Vale bem a pena! Começa ao pé do centro de artesanato e é só seguir as indicações, mas atenção que logo no início, a entrada para a Cascata do Zanganho não está assinalada e é mesmo para subir por esse trilho!

A caminhada é lindíssima! Subimos ao Miradouro da Fraga Negra, e depois ao da Boneca! As vistas... fabulosas!

Em 12km avistámos apenas 1 casal de caminheiros e mais 1 ou 2 pastores! Um deles tinha perdido a vaca e a vitelinha!! Espero que tenha aparecido!!

Jantámos no Abocanhado, em Brufe! A vista é soberba, o serviço é bom, o preço elevadito, mas a comida cingia-se à carne de vaca grelhada, ou bacalhau... Achei poucas alternativas... mas também era dia de semana!

No outro dia avançámos para o PR3 - Trilho dos Currais!

Começa 10m abaixo do Parque de Campismo do Vidoeiro, do lado direito de quem sobe! Os primeiros 3km são a subir a pique!! Já maldizia o raio do trilho que nunca mais parava de subir!! Mas quando se lá chega acima, a vista é formidável!

Passa-se por vários currais e locais de pastoreio, bosques e pedregulhos até chegarmos ao miradouro da Pedra Bela!

Depois é sempre a descer até ao Gerês!! São 10km de trilho de terra batida e pedregulhos e vistas belíssimas! Valeu bem a pena!!

E ainda demos um pulinho à Cascata do Arado!! Belíssima como sempre!

Viemos com vontade de voltar a subir a esta serra!! E isso é muito bom sinal!!

Sem comentários: