A Primavera está a chegar...

Daisypath Anniversary tickers

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Smoothie de fruta

Uma amiga aqui há uns tempos mostrou-me como fazer um smoothie de fruta.

"Smoothie de fruta? Lá vem esta com os nomes esquisitos!" tão vocês a pensar, né?

Um smoothie não é mais que uma espécie de sumo de fruta, feito na liquidificadora e com uma consistência e textura mais suave (smooth, em inglês) e macia e semelhante à de um batido!

A grande vantagem é que permite aproveitar aquela fruta já com aspecto velho que já ninguém tem vontade de comer, mas que ainda está boa (tipo os pêssegos, kiwis e maçãs que já têm a pele enrugada, ou aqueles morangos que já estão a ficar meios murchos, tão a ver o estilo?)

Então é assim, quando a fruta chega a esse ponto, ou ainda antes disso, perde-se uns minutinhos com ela, cortando-a em pedaços e colocando-a em sacos de plástico e depois no congelador.

O facto de a fruta estar congelada dá aquela consistência macia e aveludada ao smoothie, que é um pouco mais do que um sumo de fruta, porque normalmente quando se faz sumo na centrifugadora, ela retira uma grande parte da fruta no processo. O smoothie aproveita todas as partes da fruta que a gente quiser aproveitar! Mas convém deixar os caroços de fora!!

Deste modo temos sempre uma reserva de fruta para fazer o smoothie!

"Mas afinal como é que se faz o smoothie?" Perguntam vocês!

Então é assim:

  1. Colocar a fruta congelada na liquidificadora (ou fruta normal e algum gelo)
  2. Adicionar um pouco de sumo de fruta normal (se tiverem sumo de laranja natural, melhor ainda)
  3. Carregar no botão e ir agitando para a fruta congelada se desfazer melhor, e já está
  4. O smoothie fica pronto e é só a gente deleitar-se com uma bebida bem fresquinha, feita de fruta.
  • NOTA: Convém que a liquidificadora esteja preparada para partir coisas duras, como o gelo! Eu tenho feito na minha liquidificadora normal e noto que tenho sempre de agitar bem para ajudar a fruta a partir melhor; o facto de adicionar o sumo à temperatura normal também ajuda a amolecer ligeiramente a fruta. Se tiverem receio é melhor experimentarem com pequenas quantidades de fruta de cada vez, ok?

Experimentem, que de certeza não se vão arrepender!

Sem comentários: