A Primavera está a chegar...

Daisypath Anniversary tickers

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Passeando pela Irlanda – dia 4

Dia 4 – Newgrange e Malahide Beach

Acordámos para um belo dia irlandês. Um bocadinho de sol, temperado com alguma chuvita e aquelas belas nuvens de tons cinza-violeta…

P1010839

Hoje era dia de preparar o regresso a Lisboa… Isto, caso a nuvem de cinzas o deixasse… Com isso em mente, despedimo-nos da Orchard Lodge e do Monte Nephin…

P1010840

E rumámos a Newgrange… Este fabuloso Templo Antigo com 5000 anos, local de importância astronómica, espiritual e religiosa, onde em tempos se celebravam rituais que tinham a ver com a passagem para o outro lado da vida…

P1010861

Logo na entrada temos esta pedra esculpida com estranhos símbolos e acima dela a janela por onde entram os primeiros raios de sol no solstício de Inverno, que iluminam o corredor até à câmara interior…

P1010855

Quanto aos símbolos, ninguém sabe ao certo o seu significado… Há quem associe a tripla espiral com:

  • Pai, Mãe e Criança;
  • Passado, Presente e Futuro;
  • Pai, Filho e Espírito Santo
  • Newgrange, Dowth e Knowth (os 3 túmulos do Vale do rio Boyne)

Mas desta vez ouvi uma explicação deveras interessante que aqui partilho convosco… Observando atentamente a rocha, vemos a tripla espiral, que roda no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, como que a indicar os 3 túmulos, que levam a vida até ao seu final…

P1010858

Depois temos uns traços na vertical, o que pode representar o rio Boyne. Os rios têm o traço sagrado, de purificação e de viagem… Uma vez atravessado este rio ou Abhainn em irlandês (pronuncia-se auummm), as espirais retornam, mas agora no sentido do ponteiro do relógio, como que num novo começo… Uma nova vida!

P1010843

Por outro lado, se ligarmos este simbolismo com o solstício de Inverno, então podemos ter a primeira espiral tripla que significa a redução dos dias, até chegar a altura do Solstício, em que o sol ilumina o corredor deste Templo, renovando a energia deste local e a partir daqui, os dias serão maiores e um novo ciclo começa.

P1010852

Seja qual for a explicação, é um local místico, pleno de uma energia fascinante.

P1010859

De energias recarregadas, vamos até ao Hotel, perto do Aeroporto onde descobrimos que o nosso voo de regresso foi cancelado devido às cinzas do Vulcão Islandês!! Que chatice, lá teremos de ficar mais um dia nesta ilha… Reservamos voo para o dia seguinte, mais um dia de aluguer de popó e marcamos mais uma noite no hotel!

E depois… Tockapassear por Malahide Beach!!

P1010871

Uma praia de areia cinzenta, muito densa! Onde a gente pula e a areia não vai pra baixo!! E onde as alforrecas dão à costa e ficam com este aspecto… de florzinha indefesa!

P1010872

Aproveitamos os últimos raios de sol do dia por aqui e depois recolhemos ao hotel…

P1010879

Boas noites, que amanhã podemos dormir a manhã na cama!! É o que faz haver cinzas no ar!!! Hehehe!!

Sem comentários: