A Primavera está a chegar...

Daisypath Anniversary tickers

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Salinas de Rio Maior

Sabias que havia salinas em Rio Maior?

Eu não sabia!! E fiquei a saber!!

A saber que o sal provem de uma jazida que fica por baixo da terra, aí deixada devido ao recuo do mar, há muitos, muitos anos atrás…

Mas em vez de este sal-gema ser removido à picareta, é a água que o traz. Os cursos subterrâneos de água passam por esta jazida e ficam carregadinhos de sal e depois, ao passar em Rio Maior, esta água é desviada e armazenada em “talhos” e a partir daqui o processo de recolha do sal é muito idêntico ao que se pode verificar junto ao mar.

Fiquei também a saber o que é a flor de sal… É a primeira camada de sal que aflora à superfície da água que repousa no “talho”, que é logo recolhida. É por isso sal na sua maior pureza!

E já os romanos e os árabes sabiam disto!! Se bem que o primeiro documento que refere estas salinas tem a ver com uma transacção com os Templários em 1177!!

E as fotos? Perguntam vocês!! Não tirei… Porque é no Verão que as Salinas de Rio Maior mostram a sua alvura… Nesta altura do ano, estão em lavagens e manutenção…

Bom… Não tirei fotos das salinas, mas tirei de uma outra coisa que não sabia que existia…

Em Alcobertas, uma aldeia pertinho de Rio Maior existe um Dólmen com cerca de 6 milénios, ao lado do qual construíram uma igreja.

P1010504 P1010510 

E converteram o Dólmen numa espécie de capelinha.

P1010511

A porta da igreja ostenta a concha… Ordem de Santiago? Não sei, mas o templo é dedicado a Maria Madalena…

P1010508

Aqui fica um link com mais informação sobre este invulgar monumento!

Sem comentários: