Há 20 anos surgiu o Mingos & Os Samurais, um disco (LP) que Rui Veloso lançou em 1990, e que seria marcante na história da música portuguesa… E na história do próprio Rui.
20 anos volvidos, celebrando 30 anos de carreira, o Rui decide levar a cabo 2 mega-concertos (promovidos a 4) para relembrar essas músicas que ainda hoje se lembram com saudade…
Como “A Paixão, segundo Nicolau da Viola” – eternizada como “Anel de Rubi”, ou “Não há estrelas no Céu”, ou “O prometido é devido”, entre tantas outras, que dei por mim a relembrar e saber a letra de cor!!
Com os seus conhecidos jeitos e trejeitos e à-vontade natural em palco, o Rui foi-nos levando nessa viagem pelo tempo… E o tempo foi passando sem se dar por isso… E eis que chega o intervalo, após o qual, Rui muda de banda, assim como quem muda de camisa e relembra os seus outros êxitos, junto com amigos de sempre.
Com Tito Paris e Dani Silva, Rui relembrou com “Sodade” algumas modas Cabo-Verdianas.
Depois foi a vez de entrar Tim, o seu companheiro de aventura, um homem de pés bem assentes na terra.
Após o que se seguiu um ligeiro João Gil, que pos a malta a bailar com a Rosinha!!
Jorge Palma estava na plateia, mas não se fez rogado a trepar para o palco, a convite do Rui e dos restantes membros da Seita!!
E a festa foi-se fazendo… E chegou a altura de apresentar Mariza, que encantou o Coliseu com o seu dueto com o Rui, relembrando “Não queiras saber de mim”…
E depois, num “Porto Sentido”, cantado (de surpresa) por Mariza, em “ensemble” com o público lisboeta… Um momento muito bonito.
E o concerto evoluia a passos largos para o final, não sem antes recordar o “Chico Fininho”, altura em que Rui colocou a sua imagem de marca – os óculos de aros castanhos.
E virou menino novamente!!
O Coliseu levantava-se para aplaudir este músico fantástico… E ele teve de voltar ao palco, com o seu “Primeiro Beijo”…
…com os seus amigos, claro.
E foi em ritmo de festa, com o “Trolha d’Areosa”, também conhecido por “Arménio”
Que a festa terminou, ao fim de 3h e uns trocos, entre sorrisos amplos, muitos aplausos e um coração cheio de 30 anos de valentes sucessos!!
PARABÉNS RUI!! E que venham outros tantos… E nós cá para ver!!
Sem comentários:
Enviar um comentário