Sob a batuta do ATV e da CMTorres Vedras, inaugurou-se hoje mais um PR. Desta feita o 7º do Concelho de Torres Vedras, pelas quintas em redor da freguesia de São Domingos de Carmões!!
A chuva que caía não desmoralizou os caminheiros, já que à hora marcada lá estava toda a gente… E ao toque das 09h, depois dos habituais discursos “inauguratórios”, iniciámos a caminhada, sob um fabuloso arco íris…
As paisagens eram absolutamente deslumbrantes… O branco, cinza e azul do céu contrastavam com os verdes, ocres e vermelhos das vinhas em redor… “Lindo!!” – quantas vezes não terei repetido hoje esta palavra…
Um grupo enorme (éramos mesmo muitos!!) cruzava estes trilhos, quase como uma serpente multicor atravessando os campos outonais…
Uma maravilha para os olhos e para as almas… Com paisagens destas não há crise que resista!!!
O verde dá-nos a esperança… E as outras cores complementam-nos a palete da vida, mostrando que tudo é um ciclo… O que antes foi verde, agora é castanho, dourado, ou vermelho e em breve deixa de existir… Mas no ano seguinte tudo volta novamente, porque nada dura eternamente – nem o que é bom, nem o que é menos bom… Tudo muda… Tudo evolui…
Com estas cogitações em mente e muita conversa pela frente, às duas por 3, e já com muita lama já debaixo das botas, aparece-nos de repente uma placa a dar as boas vindas a São Domingos de Carmões… “Então isto já acabou?!” Ops… Afinal a conversa tinha sido tão boa que alguns de nós nos enganáramos e tínhamos feito o percurso mais curto… Felizmente a organização lá nos deu uma mãozinha e pouco tempo depois apanhávamos o grupo perto da subida para a Capela da Srª dos Milagres.
Aí fizemos uma pequena pausa onde aproveitámos a vista de excelência sobre as quintas em redor, até Montejunto e ao mar…
Descemos, passando uma fonte, onde a água caía em fio, tocada pelo vento…
E seguimos o caminho, perfeitamente marcado, atentanto num ou noutro pormenor das aldeias por onde íamos passando…
Mais um e outro passo… Uma e outra vinha… Uma e outra foto… E a caminhada terminou, ficando para a memória o bonito trilho, as cores inspiradas e uma manhã bem passada, que – apesar da lama nas botas - nem a chuva conseguiu macular…
Para quem não conhece a zona, (e até para quem conhece!!) tockasaltar do sofá!!! E vamos lá embora, a caminhar pelo meio das vinhas e das quintas, que tornam este local num sítio mágico, onde as cores nos afloram o sorriso à face!! Venham daí descobrir as verdadeiras cores do Oeste!! Tockandar!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário