Já estava na calha há algum tempo fazer-se esta visita à Quinta do Monte d’Oiro. Acedendo ao convite da nossa enóloga caminheira – GG, lá se juntou um grupo de amigos, a quem se juntaram outros amigos e mais alguns… E no dia de todos os santos, lá fomos provar os vinhos à quinta de encostas doiradas, onde por entre umas réstias de chuva, fomos recebidos por um raio de sol…
A GG lá nos foi introduzindo às origens da quinta e à forma como os vinhos eram ali produzidos, desde os “garfos” que vêm de fora, passando pelos bagos, até à fermentação que origina o delicioso néctar…
Atentos a tudo o que ela dizia, seguimos até ao local onde a magia se dá e as uvas são transformadas em vinho!!
Atentos à lição, o grupo bebia as palavras da GG…
Mas aquilo que realmente se queria beber estava a algumas frases e a dois passos de distância!! E terminadas as explicações, deixámos a ala produtiva e passámos à ala provativa!! ;)
Uma magnífica sala de provas, com vista para a adega, onde inúmeros barris, contendo os maravilhosos néctares aqui produzidos sob a batuta da GG, aguardavam a luz do dia, sob o olhar de dois guerreiros que os pareciam guardar atentamente...
Mais umas explicações e passámos às provas… E foi essa a altura boa, em que todos estes copos vazios ganharam vida!! Luziam, exalavam e cantavam!! E os sons desta sinfonia de aromas e cores eram Lybra, Madrigal, Lybra-Syrah, Têmpera e Aurius…
Um após o outro… Os vinhos eram uma delícia!! Mas o que me deliciou mais foi ver a forma como, de repente (aí a partir do 2º copo de vinho servido) a conversa começou a surgir!! E com ela os sorrisos… E os brindes… E mais um copito… E mais um vinho… E agora compara-se este vinho com o outro… Os diferentes aromas são debatidos, as cores, os gostos… Tudo é conversado…
Foi uma valente prova!! E no final ficou provado, comprovado e aprovado que os vinhos aqui produzidos são excelentes!! Quem não conhece, tem que provar também como nós, porque vale mesmo a pena a experiência!!
Dito isto, só resta mesmo dizer… Tockabeber!!! :)
Sem comentários:
Enviar um comentário