A Primavera está a chegar...

Daisypath Anniversary tickers

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Chazinhos de plantas - até curam a alma!!!

Desde sempre se falou nos benefícios dos chazinhos e infusões de plantas. Abaixo apresenta-se uma lista de algumas plantas para chá, e sua aplicação.

Como é óbvio, antes de tomar qualquer chá, convém verificar no local onde se compra se há contra-indicações a ele associadas. Por exemplo, a maioria deles não são adequados a grávidas/ lactentes.

Depois não digam que não avisei!!!

Carreguem na imagem para uma melhor definição, sff.

Já agora, e para quem não sabe, aqui vão algumas definições que podem ser úteis:

  • Os chás podem ser tomados quentes, no caso de resfriados e bronquites; mornos para insónias e como calmantes; e frios ou gelados para problemas estomacais ou intestinais.

O efeito de um chá é maior quando ele é tomado em jejum ou antes do sono.

Não se devem deixar colheres dentro do líquido, nem aproveitá-lo no dia seguinte porque pode fermentar.

A regra geral para a proporção de água e ervas é a seguinte:
  • 1 litro de água => 4 col.sopa erva fresca
  • ou 2col.sopa erva seca

Infusão: Colocar a planta num recipiente e sobre adicionar água a ferver, tapar e deixar em repouso no mínimo 10 minutos, coando antes de usar. Aquelas canecas do "Miau negro" com filtro e tampa são ideiais para se fazer um chá individual; também já há bules com filtro acoplado que são muito úteis. É importante tapar o recipiente, principalmente quando se utilizam folhas e flores, para evitar que percam suas propriedades medicinais.

Decocção: Colocar a erva num recipiente esmaltado ou de vidro, com água fria e ferver por 10 a 15 minutos (dependendo do quão dura seja a parte utilizada). Deixe repousar por 10 minutos num recipiente bem tapado, coando após este tempo. Este método é indicado para sementes, cascas de árvores e frutas que são consideradas duras.

Maceração: Escolher a erva e lavar as partes a usar em água corrente. Deixar de molho numa substância fria, que pode ser água, leite, vinho, álcool de cereais, etc, por um período mínimo de 12 horas, para que ela possa desprender seu princípio activo no líquido, e finalmente filtra-se. Através deste método, as vitaminas e sais minerais são melhor preservados.

Tintura: A partir da maceração, é possível fazer tinturas de quase todas as ervas. A diferença está na preparação feita com álcool, ao invés de água. Deixa-se as partes vegetais frescas ou secas, grosseiramente trituradas, mergulhadas em álcool de cereais durante 15 a 20 dias. Após este período, filtrar e guardar em recipientes de vidro escuro, ao abrigo da luz.

Xarope: Preparar o chá de plantas, abafado (infusão) ou cozido (decocção), e espessar com açúcar ou mel, fervendo até atingir o ponto de fio. Deve ser preparado em pequena quantidade, guardado em frasco bem limpo e escuro e conservado no frio. Útil no tratamento de tosse e bronquite.

Inalação: Derramar água fervente sobre a planta medicinal, num recipiente que permita à pessoa, com a cabeça coberta, aspirar o vapor desprendido.

Cataplasma: Trata-se de envolver a parte lesada do corpo com um tipo de massa, feita de farinha e o chá da planta medicinal escolhida, geralmente quente. Para não magoar ou irritar ainda mais o ferimento, é aplicada sobre a pele entre dois panos finos, tipo gaze.

Sumo: Usar a planta fresca triturada com água no liquidificador, deixar descansar por 5 minutos e coar.

Sem comentários: