A Primavera está a chegar...

Daisypath Anniversary tickers

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Ontem foi Quinta-feira da Espiga

O que em tempos seria a festa das colheitas, foi habilmente transformado num feriado religioso, ainda hoje celebrado em diversos concelhos portugueses.

Ainda se lembram de ir à espiga quando eram miúdos?

Eu lembro. Íamos os putos todos lá da rua apanhar espigas, papoilas, malmequeres e ramos de oliveira para depois fazermos uns raminhos e oferecermos às mães que, embevecidas, os penduravam por trás da porta de entrada para dar sorte e abundância todo o ano.

É uma tradição bonita, se bem que hoje em dia os raminhos vendem-se, e já pouco se colhem.

Ontem tinha na ideia ir à espiga, mas o dia estava tão solarengo que fui até à praia... e lá só havia areia mesmo e um mar imenso (e frio)...

Mas voltando à espiga, quando ia a sair de casa, cruzei-me com um pai que levava o filho pela mão, e o filho trazia um raminho; em conversa com eles apercebi-me que afinal não faziam ideia de qual o significado atribuido a cada um dos elementos do ramo.

Daquilo que me recordo e do que pesquisei, cheguei à seguinte conclusão que convosco partilho:

  • Espiga = pão & alimento
  • Malmequer = ouro & prata
  • Papoila = vida & amor
  • Oliveira = luz (azeite usado para as candeias que alumiavam a noite) & paz (o ramo de oliveira no bico da pombinha da paz)
  • Videira = vinho & alegria
  • Alecrim = saúde & força

Afinal, acabei nem por colher, nem por comprar o dito raminho... Limito-me a ver os muitos ramos naturais que por aí se encontram, nos campos, no caminho para casa ou para o trabalho, em que flores, espigas e ramos dançam ao ritmo da brisa e brilham à luz do sol...

Mas talvez ainda faça um, com muitos raminhos de oliveira e alecrim, e papoilas com fartura... tudo o resto vem por arraste...

Sem comentários: