A Primavera está a chegar...

Daisypath Anniversary tickers

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Kefir... Kero o kê, pá???

Sempre que falo em kefir, respondem-me logo... Kero o quê, pá???

Eu também tive a mesma reacção no início... Mas agora respondo "Não é nada disso..."

E passo a explicar:

O kefir é uma bebida refrescante de leite fermentado, originada das Montanhas do Cáucaso Setentrional há muitos séculos. A palavra kefir (que também se pode escrever Kephir, ou Kefyr, lê-se kef ir) é derivada do Turco keif e pode ser traduzida como sentimento de bem-estar.

"Ah!!!" respondem vocês. "Ãhn???", perguntam passado algum tempo...

A sério! Até há uma história interessante sobre como os grãos de kefir foram considerados um presente de Alá entre os membros das tribos muçulmanas das Montanhas do Norte do Cáucaso, que. Também já li algures que alguns os relacionam com o maná (não, não é o Mah-na Mah-na dos Marretas!!!), aquele alimento branco que Deus terá enviado aos judeus para eles não passarem fome...

Uma outra história é a que os grãos de kefir eram passados de geração em geração, sendo considerados uma fonte de saúde da família e das tribos, que defendiam o processo secreto do Kefir com as suas próprias vidas.

No início de 1900, dois irmãos de Blandovs que possuíam fábricas de queijo no Norte das Montanhas do Cáucaso, foram contactados pela Sociedade dos Médicos Russos, para obter uma cultura de Kefir. Os irmãos convenceram uma bela jovem de nome Irina Sakharova, a persuadir um príncipe Caucasiano chamado Bek-Mirza Barchorov para lhe doar alguns grãos de kefir.

Irina realmente deslumbrou o príncipe com sua beleza, mas ele recusou-se a dar-lhe algumas das suas jóias probióticas (probiótico = a favor da vida). Ela ameaçou vir-se embora e como ele tava embeiçado, ordenou que alguns dos seus homens a sequestrassem, quando ela voltava para casa. De volta à corte, o príncipe pediu-a em casamento, mas Irina recusou, sendo salva pelos irmãos de Blandovs.

Mais tarde, Irina apresentou queixa contra o príncipe no tribunal do Czar. O príncipe ofereceu ouro e jóias a Irina, como compensação, mas ela recusou a oferta exigindo as jóias probióticas! Foi assim que em 1908, Irina Sakharova trouxe o primeiro Kefir para Moscovo, onde era medicinalmente usado com grande sucesso.

Em 1973, com 85 anos, Irina recebeu uma carta do Ministro da Indústria de Alimentos da URSS expressando o seu reconhecimento e agradecendo sua inestimável contribuição para o povo russo. (tardou um pouquinho... mas já se sabe)

Sem comentários: