A Primavera está a chegar...

Daisypath Anniversary tickers

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Wok - Cozer a todo o vapor

Cozer a vapor com Cesto de Bambu

Cozer a vapor num wok geralmente envolve um cesto de bambu – um cesto redondo que segura a comida sobre a água a ferver, permitindo que o vapor coza os alimentos. O cesto tem cerca de 9cm de profundidade, com uma base de tiras de bambu entrançadas de forma solta, o que permite que o vapor entre em contacto com os alimentos. A tampa está tecida de forma mais apertada, sem espaços para o vapor escapar.

Como cozer a vapor com cesto de bambu:

  • Colocar o cesto de bambu no wok. Adicionar água até ter cerca de 1cm livre por baixo do bambu. A água não deve tocar o bambu! Retirar a panela de bambu.
  • Cobrir o wok e levar a água a ebulição.
  • Olear o interior do cesto de bambu e dispor os ingredientes.
  • Colocar o cesto de bambu sobre a água em ebulição; reduzir o calor para médio. Cobrir o cesto de bambu e cozer os alimentos a vapor como indicado na receita. Remover o wok do calor e com muito cuidado retirar o cesto de bambu do wok.

Colocação do cesto de bambu no wok.

Dica! Visto que os cestos de bambu apresentam uma gama variada de diâmetros, convém encontrar um que se ajuste confortavelmente ao interior do wok, sobrando cerca de 1cm entre a extremidade do cesto e o interior do wok. Por exemplo um cesto de 30cm ajusta-se perfeitamente a um wok de 35cm.

Bastidor de Arame para cozinhar a vapor

Os bastidores de arame que se ajustam ao wok podem também ser usados para cozer a vapor e são especialmente adequados para cozer lentamente e fumar os alimentos. Pode ser usada uma espécie de grelha redonda também usada para escorrer os alimentos.

Como cozinhar a vapor com um bastidor de arame:

  • Colocar o bastidor de arame no wok. Adicionar água até cerca de 3cm por baixo do bastidor. A água não deve tocar o bastidor.
  • Cobrir o wok e levar a água à ebulição com calor elevado.
  • Dispor os ingredientes num prato à prova de calor. Colocar o prato no bastidor no interior do wok.

Colocação do prato no wok por cima do bastidor de arame.

  • Cobrir o wok e reduzir o calor para médio. Cozinhar a comida a vapor como indicado na receita. Com muito cuidado remover o prato do wok.

Sem comentários: