A Primavera está a chegar...

Daisypath Anniversary tickers

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Vou de férias. E agora... O que é que faço ao kefir??

Quando se pretende fazer uma pausa na toma de kefir, por exemplo quando se vai de férias, podem descansar-se os grãos de kefir - assim como que deixá-los em hibernação!!!

Como? Já explico, mas há que ter em conta que qualquer um dos métodos vai provocar a desaceleração no metabolismo da microflora. Portanto, quando desejarem acordar os grãos, talvez seja necessário um período de readaptação, cuja duração tende a ser proporcional ao período de descanso.

Então é assim...

  1. Descanso até 1 semana (este processo desacelera o metabolismo da microflora): Colocar os grãos num frasco com a mesma quantidade de leite fresco que se usa para fermentá-los e deixar no frigorífico durante 1 semana. Passado 1 semana, coar o kefir (que pode ser consumido) e os grãos estão prontos para voltarem ao trabalho (os primeiros lotes podem levar mais tempo para fermentar o leite)
  2. Descanso de mais de 1 semana (esta opção pode ser executada pelo tempo que for necessário e os grãos podem, ao retornar à temperatura ambiente, demorar algum tempo para readaptar. Quanto mais tempo descansando, mais tempo adaptando): Exatamente como o descanso até 1 semana, excepto que, ao coar o kefir, adiciona-se leite fresco semanalmente.
  3. Descanso por 1 mês: Podem colocar-se num frasco de vidro, com 3/4 de água mineral natural misturada com um pouquinho de açúcar mascavado, na parte superior do frigorífico
  4. Descansando os grãos por mais de uma semana até 3 meses (o ideal é até 1 mês): Como na opção 1 acima, mas acrescentando 30 a 50% de leite a mais para cada semana adicional de descanso, tendo cuidado para não ultrapassar a proporção de 1 porção de grãos para 60 porções de leite
  5. Descansando os grãos por mais de uma semana até um ano: Colocar os grãos em kefiraride (o soro do leite que se cria após fermentação) ou água limpa, fresca e sem cloro, tampados, na geladeira. Este líquido, depois de coado, pode ser usado posteriormente.

Congelar os grãos de Kefir (até um ano - embora este método seja viável para até um ano, um período maior que dois meses pode remover algum fermento importante):

  • Lavar os grãos com água fervida e posteriormente arrefecida;
  • Secá-los com uma toalha macia para remover o excesso de humidade;
  • Colocá-los num jarro ou saco de plástico, com leite em pó suficiente para cobri-los (não adicione outros líquidos);
  • Colocar o saco ou jarro no congelador.

Reactivar os Grãos de Kefir Congelados:

  • Descongelá-los em água fria por alguns minutos;
  • Colocá-los numa peneira e lavar com água fria todo o leite em pó que possa estar aderido aos grãos;
  • Colocá-los no leite, à proporção de 1 : 3 de grãos para o leite (1/2 copo de leite para 2 colheres de grãos);
  • Coar o leite a cada 24 horas, mesmo que ele não esteja coalhado e trocá-lo por mais leite fresco, até que o kefir resultante tenha aparência, sabor e odor de iogurte natural (isto pode levar até uma semana ou mais);
  • Aumentar a proporção do leite até que o kefir produzido esteja com gosto normal.

Desidratar os Grãos de Kefir (12 a 18 meses):

  • Lavar os grãos com água fervida e posteriormente arrefecida;
  • Secá-los com uma toalha macia para remover o excesso de humidade;
  • Colocá-los entre toalhas de papel branco ou entre dois lenços de algodão ou linho;
  • Deixe a secar num local bem ventilado e aquecido enquanto eles ficam firmes e amarelados.
  • Dependendo da temperatura, humidade e tamanho dos grãos, isto pode levar entre 2 ou 5 dias;
  • Colocá-los numa jarra ou embalagem plástica com leite em pó suficiente para cobri-los e os deixe no frigorífico - não no congelador.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hello from belgium, i think you must to see my blog!!! Have a nice day...