A Primavera está a chegar...

Daisypath Anniversary tickers

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Saltear no Wok

Saltear é um método rápido de cozinhar inventado pelos Chineses. É uma cozedura ligeira de pequenos pedaços de ingredientes em óleo quente, sob calor intenso, durante um curto período de tempo. Como saltear:
  • Organizar e preparar todos os ingredientes antes de começar a cozinhar. Limpar e cortar alho, gengibre e ervas. Medir e misturar os ingredientes para molhos ou para engrossar o molho. Cortar a carne, aves, peixe e vegetais em pedaços do mesmo tamanho para assegurar uma cozedura equivalente.

Papinha cortada com o tamanho de 1 dentada!

  • Aquecer o wok com calor médio/ elevado durante 1 minuto ou até ficar quente (sabe-se que está pronto quando se adicionam umas gotas de água e elas evaporam). Adicionar óleo ao wok e aquecer durante 30 segundos.
  • Adicionar os pedaços dos alimentos em pequenas porções. Deve-se saltear primeiro a carne ou aves, seguindo-se os vegetais, que cozinham mais rapidamente. Cozinhar os ingredientes, mantendo-os em constante movimento agitando-os ou atirando-os vigorosamente. Removê-los do wok e mantê-los quentes. Repetir com os restantes ingredientes.

    • Uma vez que a cozedura esteja completa, remover o wok do calor e servir o comer imediatamente.

    Dica! Uma espátula chinesa é uma ferramenta muito útil para saltear. Este utensílio de pega comprida tem uma forma larga e arredondada que se adapta ao wok. É usada para mexer e arremessar a comida. Uma colher de pau também pode ser usada, para não danificar superfícies anti-aderentes.

    Sem comentários: